O Sábado foi cancelado com o jovem rico?
Entre as mais solenes palavras de Jesus sobre a obediência encontramos as proferidas ao jovem rico:
“Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos”. — Mateus 19:17
Ninguém pode negar que estes mandamentos são os do Decálogo. Quer ver? Jesus afirmou para o moço:
“Não matarás” — 6º mandamento
“Não cometerás adultério” — 7º mandamento
“Não furtarás” — 8 º mandamento
“Não dirás falso testemunho” — 9º mandamento
“Honra teu pai e tua mãe” — 5º mandamento
Contudo, alguns argumentam que Jesus cancelou o Sábado, porque não o repetiu para o moço rico guardar.
Se pelo fato de Jesus não ter dito ao moço – “Lembra-te do Sábado, para o santificar”, Jesus cancelou este mandamento; então o Mestre fez pior, ao omitir a proibição daquilo que é repulsivo para Ele próprio e para Seu Pai, que é a idolatria, admitindo a negação do próprio Deus. Sim, porque Jesus também não recitou para o moço: – “Não terás outros deuses diante de Mim;... não farás para ti imagens de escultura...”
Por estas omissões de Jesus, deixaremos de cultuar a Deus, ou estamos livres para adorar ídolos? Lógico que não! Então, não podemos aceitar uma declaração e negar a outra, certo? Como vê, é coisa séria entrar na vida, por isso Jesus estabeleceu a condição: obediência aos mandamentos da Lei Moral!
Sabe, aquele moço era um israelita fiel na guarda do Sábado, como aliás, todos os judeus religiosos o eram. Para eles, o mandamento do Sábado era o de maior valor, porque eram desamorosos até mesmo com seus pais, avarentos, indiferentes às necessidades dos pobres e grandemente cobiçosos. Por isso, Jesus mencionou para o moço, somente os mandamentos da segunda tábua de pedra que escreveu com Seu dedo, no Monte Sinai, e que apresenta nossa obrigação para com o próximo.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário