Atos 20:7 foi um culto no domingo?

Em uma discussão na internet, alguém me escreveu: "Bom, considerando que a Bíblia fala do sábado sempre como o sétimo dia, o primeiro dia referido em Atos 20:7 só pode ser domingo, independente de qual interpretação se faça sobre o início/fim do dia... ou não?"

Insisto na tecla que a reunião dos discípulos de Atos 20:7, para partir o pão no primeiro dia, aconteceu no sábado à noite. Em todo o caso, é importante destacar que esta é a ÚNICA VEZ EM TODO O NOVO TESTAMENTO em que se menciona uma reunião religiosa no domingo.

A EVIDÊNCIA BÍBLICA

A nota de rodapé da Bíblia espanhola Reina-Valera 1995 opta pelo domingo à noite para explicar Atos 20:7. Apesar de fazer isto sem embasamento histórico, aponta para a possibilidade de a reunião ter sido realizada no sábado à noite:

"20.7 El primer día de la semana: Si el día se contaba a la manera judía, comenzando por la tarde del sábado, esta reunión habría tenido lugar el sábado por la noche; sin embargo, puesto que se refiere a la próxima mañana como el día siguiente, es posible que aquí se cuente el nuevo día a la manera griega. De ser así, la reunión se habría celebrado el domingo por la noche, y Pablo habría planeado partir el lunes."

Para entender esta nota da Reina-Valera 1995, vejamos como seria a contagem do domingo de Atos 20:7 nas duas contagens:

Conforme os judeus contam os dias, a reunião foi no nosso sábado à noite:



SÁBADO                           DOMINGO
NOITE/MANHÃ        NOITE/MANHÃ
    18h/6h                               18h/6h


Conforme os romanos e gregos contam os dias, a reunião foi no nosso domingo à noite:


 SÁBADO                                           DOMINGO
MEIA-NOITE // MEIO-DIA          MEIA-NOITE // MEIO-DIA
            0h              12h                               0h                      12h


Por que devemos optar pela contagem judaica e não pela romana?

PRIMEIRO, a contagem bíblica do dia começa ao fim da tarde, não à meia-noite (Gên. 1:5,8; Lev. 23:32; Mar. 15:42; Luc. 24:29). Assim, a reunião em Trôade aconteceu exatamente no sábado à noite, não no domingo.

SEGUNDO, apesar de Lucas ser um gentio escrevendo o Evangelho e Atos a outro gentio (Teófilo), ele se vale do sistema judaico de demarcar o tempo. Vejamos inicialmente o seu Evangelho dirigido a Teófilo:

Luc. 2:8 – "vigílias da noite" (não havia tal entre os romanos)
Luc. 4:40 – "pôr-do-sol"
Luc. 23:44 – "hora sexta" (meio-dia entre os romanos) e também "hora nona" (3 horas entre os romanos).
Luc. 24:29 – "é tarde e já declina o dia" (referência clara ao pôr-do-sol).

Vamos agora para os Atos dos Apóstolos:

Atos 2:15 – "hora terceira" (9 horas entre os romanos)
Atos 3:1 – "hora nona" (15 horas)
Atos 10:3 – "hora nona"
Atos 10:9 – "hora sexta" (meio-dia)
Atos 23:23 – "hora terceira" (21 horas) da noite. Cláudio Lísias não mandaria escoltar Paulo às três da madrugada...

Lucas não se valeu da contagem romana. Assim, a reunião em Trôade aconteceu exatamente no sábado à noite, não no domingo.

* A OPINIÃO DE COMENTARISTAS

CONYBEARE AND HOWSON, batistas, têm esta convicção: "Era o anoitecer que sucedia o sábado judaico. No domingo de manhã o navio deveria partir... Ele [Paulo] continuou sua solitária viagem naquele domingo, depois do meio-dia, na primavera, entre os carvalhais e córregos de Ida." — Conybeare and Howson, Life and Epistles of the Apostle Paul, (ed. Antiga), pág. 629.

ROBERTSON, também batista, admite: "Com toda a probabilidade se reuniram em nosso sábado à noite – o início do primeiro dia ao pôr de Sol. Assim estes cristãos começaram o dia (domingo) com adoração." — Archibald Thomas Robertson, Word Pictures, vol. 3, pág. 339.

CALVINO, que dispensa apresentações, assim comenta a passagem: "É ponto pacífico que Paulo esperara pelo sábado porque no dia anterior à sua partida podia muito mais facilmente encontrar reunidos todos os discípulos num mesmo lugar. Digno de nota é o fervor de todos eles não se sentindo incomodados em que Paulo lhes discursasse até à meia-noite, embora necessitasse ele seguir viagem; tampouco se tratava de uma ocasião especial para serem instruídos. Pois não tinha o apóstolo outro motivo para alongar o seu discurso a não ser unicamente o profundo desejo e atenção dos seus ouvintes." — João Calvino, Commentary upon the Acts of the Apostles, vol. 2, pág. 235.

HACKETT, professar de grego do Novo Testamento no Seminário Teológico de Rochester, diz em seu comentário: "Os judeus contavam o dia da tarde para a manhã, e sobre esta base a noite do primeiro dia da semana seria nosso sábado à noite. Se Lucas aqui contava assim, como supõem muitos comentaristas, o apóstolo então aguardara o término do sábado judaico, e realizara sua última reunião religiosa com os irmãos em Trôade... na noite de sábado, e em conseqüência, recomeçara a viagem na manhã de domingo." — Dr. Horácio B. Ackett, Commentary on Acts, (ed. 1662), págs. 221 e 222.

O autorizado e sempre citado MOFFATT, consigna o seguinte comentário sobre a passagem em lide: "Paulo e seus amigos não podiam, como bons judeus, iniciar uma viagem no sábado; fizeram-na tão cedo quanto foi possível, a saber, na madrugada do 'primeiro dia' tendo o sábado expirada ao pôr-do-sol." — The Moffatt New Testament Commentary, (Acts), pág. 187.

Outro estudioso do assunto foi McGARVEY, da igreja Discípulos de Cristo: "Chego, portanto, à conclusão de que os irmãos se reuniram na noite após o sábado judaico, que era ainda observado como dia de repouso por todos dentre eles que eram judeus ou prosélitos; e considerando este fato, tal foi o início do primeiro dia da semana, empregado na maneira acima descrita. Na manhã de domingo, Paulo e seus companheiros reiniciaram a viagem." — Prof. McGarvey, Commentary on Acts, sobre Atos 20:7.

ROBERTSON NICOLL nos diz sobre o assunto: "Vieram a Trôade, e lá permaneceram por uma semana, forçados sem dúvida pelas exigências do navio e seu carregamento. No primeiro dia da semana, S. Paulo reuniu a igreja para o culto. A reunião realizou-se no que poderíamos chamar de sábado à noite; pois nos devemos lembrar que o primeiro dia judaico começava ao pôr de Sol do sábado." — W. Robertson Nicoll, The Expositor's Bible, (ed. 1903) sobre Aios 20:7.

STOCKES, outro comentarista de valor, nos diz: "A reunião foi realizada no que poderíamos chamar a noite de sábado; pois nos devemos lembrar de que o primeiro dia judeu tinha inicio ao pôr de Sol do sábado." — G T. Stockes, The Expositor's Bible, Atos vol. 2, pág 393.

STIFLER, também autor de um comentário do livro Atos dos Apóstolos, nos informa: "Sem dúvida reuniram-se na noite de nosso sábado, de modo que o pão da comunhão foi partido antes do romper do dia, na manhã do nosso domingo." — Stifler, The Acts of the Apostles, pág. 201.

Conforme todos estes comentaristas, a reunião em Trôade de Atos 20:7 aconteceu no sábado à noite exatamente, não no domingo.


Share/Bookmark

3 Comentários:

Hugo Gonçalves disse...

Todavia não deixa ser o primeiro dia da semana , ora, os adventista começa aguardar o sábado na sexta após o por do sol, não.

Unknown disse...

Sua conclusão é contrária ao exposto em todo o texto. A reunião, conforme explicado em todos os textos que você mencionou, aconteceu no domingo, que inicia após o por do sol da sábado. A noite do sábado inicia no por do sol da sexta-feira. Por isso a reunião aconteceu no domingo e não no sábado. Fique na paz do Senhor Jesus que também é Senhor do sábado(Mateus 12:8).

Alan Andreani disse...

Correto, biblicamente o sábado inicia na sexta feira ao por do sol e assim seguimos a Bíblia toda via.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO