O Sábado foi mudado para o domingo?

Marcelle, Douglas e Milce - Descanso para o Coração

Três contra-argumentos comuns usados contra o sábado são: A) O sábado foi mudado para o domingo. B) Para guardar o mandamento, basta guardar um dia em sete. C) Podemos guardar qualquer dia ou nenhum dia, sem que ninguém nos julgue por isto. Vejamos cada um deles.

Apenas 8 textos no Novo Testamento falam do domingo, chamando-o meramente de "o primeiro dia da semana". Cinco deles (Mat. 28:1; Mar.16:2 e 9, Luc. 24:1; João 20:1) apenas relatam que Jesus ressuscitou neste dia, sem falar de qualquer alteração no dia de guarda ou reunião religiosa no domingo. João 20:19 é o único nos evangelhos que fala de reunião "no primeiro dia", mas não foi para comemorar a ressurreição do Salvador: embora as mulheres tivessem contado a eles que viram o túmulo vazio e Jesus ressurreto, os apóstolos não creram e estavam "de portas trancadas, por medo dos judeus" quando Jesus apareceu. "Oito dias depois" (que pode ser o domingo ou a segunda-feira), Ele aparece novamente para convencer Tomé da ressurreição, não para celebrar o domingo — se for domingo — com os discípulos (João 20:24-27).

Se Jesus tivesse feito a alteração do sábado para o domingo, Ele próprio teria comunicado a mudança a Seus discípulos, e estes escreveriam a respeito nos evangelhos. Mas nada é encontrado. É curioso notar que um verso antes no evangelho de Lucas, escrito 40 anos depois da ressurreição, afirma que as mulheres "no sábado, descansaram, segundo o mandamento" (Lucas 23:56). O advogado e teólogo protestante DR. WILLIAM SMITH no seu célebre Dicionário da Bíblia, pág. 366, embora advogando a vigência do domingo, reconhece a escassez de provas e admite honestamente o seguinte em relação a esses textos:

"Tomadas separadamente, talvez, ou mesmo todas em conjunto, estas passagens se nos afiguram não muito adequadas para provar que a dedicação do primeiro dia da semana ao propósito acima mencionado [dia de repouso em honra da ressurreição] fosse matéria de instituição apostólica, ou mesmo uma prática dos apóstolos".

Atos 20:7 fala dos discípulos reunidos para partir o pão no primeiro dia. Como a contagem bíblica do dia começa ao fim da tarde, não à meia-noite (Gên. 1:5,8; Lev. 23:32; Mar. 15:42; Luc. 24:29), a reunião em Trôade aconteceu exatamente no sábado à noite, não no domingo. Além disso, o próprio verso mostra que esta não era uma reunião regular para santa ceia, mas convocada de forma extraordinária para reunir os crentes antes de Paulo partir de viagem. As reuniões religiosas mencionadas no livro de Atos são efetuadas no sábado — congregando judeus e gentios — na sinagoga (13:14, 42-44;18:1-4) ou ao ar livre (17:1-3).

1 Cor. 16:2 faz referência a coletas feitas no primeiro dia da semana para os pobres de Jerusalém. O texto na Almeida Revista e Atualizada fala para que o crente separe o dinheiro "EM CASA" e "VÁ AJUNTANDO". Não se tratava de culto nem de reunião alguma no primeiro dia da semana, pois a coleta a) não era feita na igreja, b) não era parte do culto nem se destinava à igreja local e c) era uma separação de dinheiro que cada um devia fazer em sua casa. Assim, quando Paulo viesse, cada um lhe entregaria o total da oferta que foi AJUNTANDO, isto é, separando e guardando ao longo da semana e que Paulo levaria ou mandaria para os crentes pobres de Jerusalém. Sobre a omissão de EM CASA no texto em outras versões bíblicas, vejamos o The Cambridge Bible For Schools and Colleges, publicado pela Cambridge University Press, declara, comentando este texto, que "não podemos inferir desta passagem que os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana." E prossegue:

"'Cada um ponha de lado', isto é, em casa, no lar, não em reuniões como geralmente se supõe. Ele [Paulo] fala aqui de um costume que havia naquele tempo, de se colocar uma pequena caixa ao lado da cama, e dentro dela se depositavam as ofertas, depois de se fazer oração." – Parte "The First Epistle to the Corinthians", editado por J. J. Lias, pág. 164.

Os primeiros 6 textos sobre o domingo vistos no Novo Testamento mostram que não há qualquer mandamento claro ou ou indireto de Jesus ordenando guardar o domingo em honra à Sua ressurreição. O apóstolo Paulo escreveu muito sobre ela, sendo este um de seus temas favoritos ao pregar aos judeus e aos gentios. Mas os dois últimos textos vistos mostram que Paulo não via qualquer ligação entre a este evento e a guarda do domingo. Para comemorarmos a ressurreição de Jesus, o Novo Testamento ordena não a guarda do domingo, mas o batismo nas águas. Paulo ensina que, no simbolismo da imersão, somos sepultados na morte com Cristo e ressuscitamos com Ele para uma nova vida por meio do batismo (Rom. 6:3-5).


Share/Bookmark

6 Comentários:

Unknown disse...

Um bom exemplo vale mais que mil palavras

Os sábios afirmam que um bom exemplo vale mais que mil palavras? Vamos, então, acabar com essas mil palavras dessa discussão, mostrando os exemplos claros de Jesus e de sua Igreja, até a dos templos do apóstolo Paulo SANTIFICANDO OS SÁBADOS U NUMCA UM SÓ DOMINGO? Vejamos as provas bíblicas:

“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, (Jesus) entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler”. Lucas 4:16. Jesus, nos concedendo o exemplo.

Antes da ressurreição de Jesus, os cristãos faziam do sábado um dia de louvor:

“O sábado ia começar. Ora, as mulheres que tinham ido da Galiléia com Jesus, indo, observaram o sepulcro onde fora colocado o corpo de Jesus. Voltando, prepararam aromas e bálsamos. No sábado, observaram o repouso, segundo a Lei”. Lucas 23:55 - 56. A Igreja de Jesus, nos concedendo o exemplo.

Então, Jesus ensinou sua Igreja a ser também legalista! Vejamos a Igreja Cristã aos tempos de Paulo, mesmo depois da ressurreição de Jesus os cristãos de Paulo faziam do sábado um dia de culto e louvor:

“O sábado foi estabelecido por causa do homem...” Jesus, em Marcos 2:28.

Inicialmente, vejamos apenas uma parte dos exemplos citados acima: a Igreja dos tempos de Paulo, décadas após a ressurreição Jesus, ao ar livre, coerentemente santificando os sábados do Senhor:

“No dia de sábado, saímos fora da porta, junto ao rio, onde julgávamos haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido”. Atos dos Apóstolos 16:13.
Esse preceito revela, com toda clareza, um culto de louvor aos sábados pelos cristãos. As mulheres cristãs sempre trabalhavam, só não aos sábados. Então, segundo o preceito acima, estavam em dia de descanso, santificando os sábados assim como os homens!

Vejamos a Igreja Cristã aos tempos de Paulo, mesmo depois da ressurreição de Jesus os cristãos de Paulo faziam do sábado um dia de culto e louvor, na Igreja de Deus, sem teto e sem paredes:
“No dia de sábado, saímos fora da porta, junto ao rio, onde julgávamos haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido”. Atos dos Apóstolos 16:13.
Esse preceito revela, com toda clareza, um culto de louvor aos sábados pelos cristãos. As mulheres cristãs sempre trabalhavam, só não aos sábados. Então, segundo o preceito acima, estavam em dia de descanso, santificando os sábados assim como os homens!

“No sábado seguinte, concorreu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus, mas os judeus, vendo aquela concorrência, encheram-se de inveja...”. Atos 13:41 - 44. CONTINUE LENDO

Unknown disse...

Se os judeus se encheram de inveja não se tratava de uma reunião judia aos sábados, pois aconteceu ao ar livre, junto a um rio, pois é evidente que, quase toda a cidade não caberia num salão ou num templo, então, está claro que essa reunião, para adoração, no santo dia do Senhor, foi realizada ao ar livre.
Na verdade bíblica, tratou-se de um culto cristão sem teto, nem paredes, que reuniu quase toda a cidade para louvar no sábado. A Palavra Escrita registrou essas duas revelações e várias outras idênticas colocadas a seguir como veremos, exatamente para revelar-nos que o sábado sempre será o Dia do Senhor, não importa que no catecismo católico, como também na maioria dos seguimentos evangélicos esteja completamente diferente da Proclamação do Deus Imutável

“E todo o sábado, ensinava na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos”. Atos 18:4.
Os defensores do domingo inventado argumentam, falsamente, que Paulo comparecia às sinagogas dos judeus aos sábados, porque era nesse dia que podia encontrá-los, mas não é o caso aqui, pois pela sua tradição jamais aceitariam que gentios pagãos - no caso presente os gregos - participassem de cerimônias em seus templos, em simples reuniões e nem mesmo aceitavam permanecer com eles ou com outros pagãos no mesmo ambiente. Sabemos que o santo em vida Paulo não ensinava somente aos judeus, mas também aos gentios e aos demais pagãos. Quanto a isso, se os primeiros cristãos guardavam o sábado mesmo após a ressurreição de Jesus, só isso prova a Grande Mentira do tal domingo, um feito gigantesco de Satanás.

Em Atos dos Apóstolos, conforme a tradição dos apóstolos de santificarem os sábados, um preceito é usado como referência ao Quarto dos Mandamentos:

“Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival, que dista daquela cidade tanto como a uma jornada de sábado...”. Atos 1:12. Ora, ao se referirem a uma jornada de sábado como exemplo pelos apóstolos de Jesus, é certo que se tratava de um preceito em uso.

“Orai para que vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado”.

Jesus Cristo, em Mateus 24:20, ressalta, novamente, a grande importância do sábado (nem no inverno que é muito frio, o que dificultaria a fuga dos inimigos romanos (na terrível carnificina, no massacre contra os judeus nos anos 70, no episódio Masada), nem nos sábados porque é o Dia Santo de Deus, consagrado para descanso e louvor.
Jesus nos mostra que o sábado foi criado para o homem:
“O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do homem é, também, o Senhor do sábado”. Jesus Cristo, em Marcos 2:28, respondendo à irritação dos judeus quando permitiu que seus amigos colhessem espigas (Mateus, 12:1), com o objetivo de mostrar que o amor de caridade tem de sobrepor-se a toda e qualquer lei, pois é maior que a fé (1Coríntios 13:13) e, por isso, tem de sobrepor-se até mesmo ao mandamento do Sábado, pois seus amigos estavam com fome pelas longas caminhadas. Da mesma forma, Jesus citou Davi que, com fome, ele e os seus amigos avançaram e comeram dos pães sagrados do templo, coisa proibida até para o rei, pois em ambos os casos não se poderia transferir a solução para o dia seguinte. Essa é a regra do sábado santo.
Nesse preceito Jesus legitima o sábado mais uma vez: o sábado foi criado pelo Deus Imutável por causa do homem. Portanto, enquanto existir o homem na Terra os sábados terão de ser observados, pelo menos pelos cristãos. E inegavelmente é mais uma Verdade do Senhor Deus que não pode ser contestada por ninguém, e de modo algum! Continue lendo – parte final

Unknown disse...

Está Escrito nas Cartas de Pedro e em Isaías que Deus nunca muda suas promulgações. Como, então, alguns pretendem fazer Deus mudar?

“Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”. Isaías 40:7.

“Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva.Secou-se a erva, e caiu a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada”. I Pedro 1:24.

Desde a Fundação do Mundo, quando foi instituído o Santo Sábado para a Humanidade, as gerações se passaram e continuarão a passar, mas a Palavra de Deus, que também inclui o Sétimo Dia e a abominação às imagens e figuras sacras jamais passará. De outra forma, estaremos a desmentir o Criador e a Jesus! Não há como fugir desse conceito divino sem ingressar na hipocrisia religiosa, por certo desagradando gravemente ao Senhor!

Ver no site www.segundoasescrituras. No arquivo 137 da página 2: AS SETE VERDADES BÍBLICAS DO SÉTIODIA

Ver, também, o arquivo 119, no mesmo site, absolutamente completo e bem redigido sobre tudo a respeito das 10 leis de Deus, de nome O TRATADO SOBRE AS LEIS DE DEUS

Waldecy Antonio Simões
walasi@uol.com.br

Unknown disse...

Um bom exemplo vale mais que mil palavras_parte-final


inegavelmente é mais uma Verdade do Senhor Deus que não pode ser contestada por ninguém, e de modo algum!

Está Escrito nas Cartas de Pedro e em Isaías que Deus nunca muda suas promulgações. Como, então, alguns pretendem fazer Deus mudar?

“Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”. Isaías 40:7.

“Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva.Secou-se a erva, e caiu a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada”. I Pedro 1:24.

Desde a Fundação do Mundo, quando foi instituído o Santo Sábado para a Humanidade, as gerações se passaram e continuarão a passar, mas a Palavra de Deus, que também inclui o Sétimo Dia e a abominação às imagens e figuras sacras jamais passará. De outra forma, estaremos a desmentir o Criador e a Jesus! Não há como fugir desse conceito divino sem ingressar na hipocrisia religiosa, por certo desagradando gravemente ao Senhor!

Unknown disse...

PARTE DOIS de dois

Mostrarei que Paulo era um assíduo observador no sábado no Evangelho. Confira.
Vamos ao segundo verso colocado pelo irmão
:
Verso 2: “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, em casa, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar”. 1 Coríntios 16:2
(devo lembrar que a fase “em casa”, tais como acontecem com diferenças de outros versos segundo as traduções, não é citada pela tradução Almeida, mas o é em outras)
No verso acima, Paulo avisa aos cristãos para que recolham donativos para a Igreja e para a caridade, e cita EM CASA. (Recolham em suas casas donativos para que eu os pegue quando eu voltar). Ora, não cabe na mente do justo que um verso desses possa ter minimamente força para corromper O DECÁLOGO DO MONTE SINAI, DA ARCA DA ALIANÇA, do sábado, mesmo porque PAULO ERA ASSÍDUO OBSERVADOR DO SÁBADO NO EVANGELHO. Veremos a VERDADE DE DEUS sobre a Igreja de Paulo, décadas após a Ressurreição de Jesus. Como não caberiam no templo QUASE TODA A CIDADE, Paulo realizava o louvor a Deus AO AR LIVRE:

“No sábado seguinte, concorreu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus, mas os judeus, vendo aquela concorrência, encheram-se de inveja...”. Atos 13:41 - 44.
Se os judeus encheram-se de inveja não se tratava de uma reunião judia aos sábados, mas sim um culto cristão que reuniu quase toda a cidade para louvar aos sábados e, como quase toda a cidade nunca caberia num templo, as reuniões para louvar o Senhor eram realizadas ao ar livre, e isso não poder ser negado, sem se ingressar no farisaísmo.
“No dia de sábado, saímos fora da porta, junto ao rio, onde julgávamos haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido”. Atos dos Apóstolos 16:13.

Esse preceito acima revela, com toda clareza, de modo irrefutável, um culto de louvor aos sábados pelos cristãos. As mulheres cristãs sempre trabalhavam, só não aos sábados. Então, segundo o preceito acima, estavam em dia de descanso, santificando os sábados assim como os homens!
Segundo a História e as Raízes da Igreja, no século IV, os bispos de Roma, por ódio aos judeus, não se conformavam em guardar o mesmo dia que eles, o sábado e, assim, no ano 364 de nossa era, o bispo de Roma Libório convocou um concílio, o Concílio de Laodicéia, no qual foi PROIBIDO COMPLETAMENTE A GUARDA DO SÁBADO que vinha sendo guardado pelos cristãos. E foi decretado como o novo dia de descanso o DOMINGO. Para acabara com a prática milenar do sábado, Libório decretou severos castigos e até a EXCOMUNHÃO a qualquer cristão que ousasse desobedecer, mas permaneceram os remanescentes, que até hoje guardam e santificam os sábados santos e benditos de Deus Pai. São 398 congregações pelo mundo que obedecem ao mandamento do sábado.
O Concílio de Laodicéia foi altamente revelador

http://oconciliodelaodiceiafoirevelador.blogspot.com.br/ copie o http e cole no navegador

As sete verdades bíblicas sobre o Sétimo Dia
http://asseteverdadessobreosabado.blogspot.com.br/ Waldecy Antonio Simões walasi@uol.com.br

Unknown disse...

PARTE UMA de duas
Mostrarei que Paulo era um assíduo observador no sábado no Evangelho. Confira.
Verso 1: “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite” (Atos 20:7).
Verso 2: “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, em casa, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar”. 1 Coríntios 16:2
Irmão, como você pode julgar que esses dois versos, onde ambos têm dupla interpretação, como veremos, pode anular a altíssima grandiosidade do majestoso evento Monte Sinai? Não sabe você que Deus Pai ficou por pelo menos 80 dias no Monte Sinai, até que Moisés jejuasse duas vezes por 40 dias, onde nesse tempo todo o Monte tremia todo, e todo envolto em fogo, com um batalhão de anjos tocando trombetas cada vez mais alto, justamente para chamar a atenção da Humanidade para a PROMULGAÇÃO DE SUAS LEIS de um Deus que afirmou que NUNCA MUDA, pelo menos em suas promulgações, portanto, as 10 leis cravadas nas Rochas Sagradas das Leis são para sempre, e agora vem o irmão tentando DESFAZER, CORROMPER um dos mandamentos da Lei de Deus, guardados agora na Arca da Aliança, esta que vai ser exibida imponentemente A TODAS AS NAÇÕES no Grande Dia de Jesus? Apocalipse 11:19. Com seria possível o Senhor Deus exibir a Arca da Aliança com tanta pompa, se o Decálogo estivesse corrompido, FALTANDO JUSTAMENTE O SEU MAIS AMADO MANDAMENTO, o do Sétimo Dia, o único nomeado por ele de Santo e Bendito e instituído como UM SINAL entre ele e a Humanidade (Ezequiel 20:20)? Por que Humanidade? Porque Está Escrito, uma vez em Deuteronômio e 13 vezes no Evangelho que Deus não faz diferença de pessoas, pois todos são iguais perante ele, e ainda para reforçar, Deus fez Escrever em Efésios 2:14 que A PAREDE QUE NOS SEPARAVA DE ISRAEL FOI DERRUBADA a favor de um só povo e em Atos 3:24-25 Está Escrito que somos os herdeiros dos israelitas e os herdeiros herdam as bênçãos e as obrigações.
Vós, sim, que antes não éreis povo, agora são povo de Deus”. 1 Pedro 2:10
“Todo o Monte Sinai fumegava, pois o Senhor havia descido sobre ele em fogo. A fumaça subia como fumaça de uma fornalha, e todo o Monte tremia muito. Enquanto o som das trombetas aumentava cada vez mais, Moisés falava ao Senhor e ele respondia por meio de um trovão”. Êxodo 19:18 – 19.
A alta grandiosidade do incrível evento Monte Sinai
http://oincriveleventomontesinai.blogspot.com.br copie o http e cole no navegador

No entanto, vamos examinar os dois versos, que incrivelmente o irmão julga que ambos têm alguma força contra UM DEUS QUE NUNCA MUDA EM SUAS PROMULGAÇÕES (Malaquias 3:6) assim como jamais mudou em relação às promulgações para Adão e Eva, cujos castigos respingam até hoje em nós outros, e nem mesmo com a Vinda de Jesus, o mesmo Jesus que se emocionava, que chorava vendo a miséria humana, nem mesmo assim conseguiu amainar as dores do parto, por que sabia que DEUS NÃO MUDA EM SUAS PROMULGAÇÕES á Humanidade, pois o casal representava a Humanidade. Vamos aos versos:
Verso 1: “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite” (Atos 20:7).
Partir o pão na época não se tratava da representação da última Ceia, pois os apóstolos partiam o pão, ou seja, socorriam os necessitados todos os dias do mês, e até da CASA EM CASA (Atos 2:46): E jamais esse verso de dupla interpretação pode ser usado para revelar uma reunião para representação da Última Ceia, POIS SE FALA DE PÃO NÃO SE REFERE A VINHO, como revela a reunião para partir o pão E O VINHO cita em 1 Coríntios 11:20 e seguintes citado acima. PORTANTO ESSE VERSO NÃO TEM FORÇA ALGUMA PARA CORROMPER AS ROCHAS DA ARCA DA ALIANÇA, não tem valor para retirar um só til dos 405 caracteres do sábado santo e abençoado por Deus.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO