Guardar o sábado VERSUS trabalhar os seis dias?

Sábado, Dia de Estar com os Amigos


Em uma lista de discussão na internet, me escreveram: "Peraí. O mandamento diz clara e expressamente 'seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho'. É parte do texto escrito e inspirado. Ou subitamente considera-se só o que convém? Se enfatizamos o sétimo dia, não devemos obrigatoriamente trabalhar em TODOS os outros seis dias para guardar o mandamento?"

Verifiquemos novamente o mandamento, analisando o texto de Êxo. 20:8-11 presente na Almeida Revista e Atualizada:

a) v.8 - Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
b) v.9 - Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
c) v.10 - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus;
d) não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
e) v.11 - porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou;
f) por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.

O texto do mandamento compõe-se de 6 frases: 2 falam dos 6 dias de trabalho (verso 9 e verso 11 primeira parte) e as outras 4 do 7º dia de descanso (versos 8, 10 e 11). Das 2 frases sobre os 6 dias de trabalho, a primeira refere-se ao trabalho humano (verso 9) e a segunda ao trabalho divino (verso 11 primeira parte). A única referência ao trabalho humano nos 6 dias aparece para contrastar com o descanso no sétimo dia. A referência ao trabalho divino aponta para os atos de Deus na Semana da Criação, onde lemos em Gênesis 1 que Deus diz "Haja/Produza" e as coisas passam a existir.

O que podemos concluir desta análise? Primeiro, as 4 frases em 6 para descanso comprova que a essência e ênfase do 4º mandamento é o repouso sabático.

Segundo, a referência ao trabalho humano em apenas 1 frase e em contraste com o repouso sábatico indica que a frase "Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra" é mais uma permissão que um mandamento. Em outras palavras: podemos executar nosso trabalho ao longo de 6 dias, mas devemos liberar-nos de qualquer trabalho no 7º para repousar.

Terceiro, Deus é o exemplo que temos na guarda do mandamento, tanto no trabalho quanto no repouso. Seu ritmo de trabalho nos 6 dias 1) não foi uniforme: alguns dias foram mais intensos em número de obras criadas do que outros; 2) não foi contínuo: a criação realizada não ocupou mais que poucas horas de cada dia; 3) foi imediatamente seguido pelo 7º dia como dia de descanso, e não porque estivesse cansado (Isa. 40:28).

Não se trata, como se insinua, de pegar o que convém no mandamento. Por que não pode ser guardado em outro dia? Por que Deus foi claro: "o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus".

Toda a Bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus, MAS SOMENTE OS DEZ MANDAMENTOS FORAM ESCRITOS DIRETAMENTE PELO DEDO DE DEUS (Êxo. 31:18).


Share/Bookmark

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO