A pena de morte é parte do Sábado?

Sábado, Dia de Estar com a Família e com Deus


Alguns argumentam que, se queremos guardar o sábado de forma coerente, devemos também aplicar a pena de morte prevista para os transgressores do sábado. O raciocínio é: ou guardamos o sábado e todas as ordens relacionadas a ele no Antigo Israel, ou não guardamos nada. O que segue abaixo é a resposta a este argumento.

Você crê que os filhos devem honrar os pais, os homens não devem adulterar e a feitiçaria deve ser desestimulada?

Então, as crianças e adolescentes evangélicos dignos da Super Nanny, rebeldes e desobedientes, devem ser apredejados pelos homens da cidade até que morram (Deut. 21:18-21)?

Você já levou algumas pedras para a reunião da comissão ou assembleia da sua igreja local, a fim de matar o adúltero e a adúltera que escandalizaram a congregação (Lev. 20:10)?

Antes de eu entrar na Crer é Também Pensar, você já sugeriu os membros da lista debateram a ordem bíblica de apedrejar até a morte os líderes evangélicos que estimulam práticas surpesticiosas alegando feitiçaria (Lev. 20:27)?

Deixando as ironias de lado, 1) colocar todas as leis do Antigo Testamento no mesmo grupo e 2) dizer que todas elas ou foram abolidas ou devem ser ser guardadas integralmente são dois erros muito comuns que cometem grande parte dos evangélicos (em geral os de linha pentecostal). A leitura da Bíblia — ainda que superficial — mostra que há diferentes leis enunciadas nos Testamentos. Existem leis, especialmente no AT, que são:

1) dietéticas, isto é, as leis sobre alimentos próprios para consumo humano e medidas de higiene pessoal e ambiental ;
2) civis, ou seja, as leis que regiam a existência de Israel como uma nação organizada, semelhante às contituições modernas;
3) cerimoniais, a saber, as leis que orientavam os serviços de adoração e sacríficio de animais no santuário terrestre israelita e;
4) morais — as leis que deveriam nortear os homens em seus deveres uns com os outros e entre eles e Deus, resumidas nos Dez Mandamentos e de aplicação universal e atemporal.

Guardar o sábado, honrar os pais, não adulterar e a proibição da feitiçaria é parte da Lei Moral; matar os que não cumprem estes mandamentos é parte das Leis Civis de Israel sob o governo teocrático.

O argumento é: se os mandamentos para honrar os pais, não adulterar e fugir da feitiçaria continuam válidos para o cristão mesmo que a pena de morte não seja mais aplicada, por que o sábado só poderia ser válido se a pena de morte fosse aplicada aos seus transgressores?

Conta-se a história de um homem ímpio que gostava de alardear sua desobediência ao mandamento do sábado. Ele morava em uma localidade onde os outros lavradores vizinhos eram fiéis guardadores do sábado. Quando chegou o mês de outubro e ele ceifou sua colheita, descobriu que tinha em seu celeiro até mesmo mais do que seus vizinhos. Encontrando-se um dia na rua com um pastor que observava o sábado, ele triunfalmente mencionou o fato. A única resposta do pastor foi: "Deus nem sempre faz um completo acerto de contas em outubro." Nenhuma resposta melhor poderia ter sido dada.

A única mudança em relação ao sábado foi sobre o tempo em que é aplicada a pena de morte. Quando Deus era o governante direto em Israel, Ele achou conveniente infligir uma punição imediata. Agora o malfeitor deve aguardar o último grande dia de julgamento (veja Heb.10:26-29). Deus trocou as pedras da primeira morte pelas chamas da segunda morte.

Portanto, que o violador do sábado não se sinta despreocupado em sua mente apenas porque Deus não tem trazido juízo súbito sobre ele pela violação do quarto preceito do Decálogo, que declara que "o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus", Criador do Céu e da Terra. O fiel observador do sábado aguarda o dia do julgamento final para receber o seu pleno galardão pela obediência a Deus, o Criador de toda a Terra. E, semelhantemente, o violador consciente e rebelde do sábado deve aguardar o último grande dia do acerto de contas a fim de receber a recompensa final por sua falha em obedecer ao explícito mandamento de Deus.


Share/Bookmark

1 Comentário:

amaro disse...

quem vive pela lei, tem que cumprir a lei,pois está debaixo da lei

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO